Como verificar as condições de montagem para o seu Micro Market

Atualizado: Jun 30

Que bacana, você conquistou o espaço para montar sua loja, parabéns por isso! Mas antes de iniciar a instalação do seu mercado de autoatendimento, é essencial que você faça uma visita técnica ao local, para validar se as observações iniciais estão corretas:

  • Considere as opções de posicionamento da loja;

  • Verifique as condições de acesso e circulação dos clientes;

  • Verifique as condições elétricas e os pontos disponíveis. Aqui você pode observar as normas.

Neste texto, trago a você algumas dicas do que avaliar. Recomendo que você esteja acompanhado por algum responsável pelo local, como o síndico e/ou o zelador.


O que avaliar na primeira visita?

1. Acesso ao local onde será instalado o Micro Market: há vagas para visitantes? A circulação dos equipamentos e materiais é fácil? Exemplo: O espaço muito afastado, muitas portas para o acesso ao mercado e etc...

2. Fluxo de pessoas: a primeira definição é se o seu publico será só os moradores ou se irá atender visitantes e prestadores de serviço. Com isso definido escolha o local mais favorável para o atendimento do publico destinado.

3. Pavimento: Em qual pavimento ficará exatamente o micro mercado, se no térreo, estacionamento etc.

4. Local: Se o local é fechado ou semiaberto?

Fechado: É muito úmido? Tem odor de mofo?

Semiaberto: Recebe muita incidência de sol?

5. Higienização e manutenção: O local irá exigir muita higienização e/ou manutenção?

VMtips: evite locais muito expostos ao sol, alguns produtos podem estragar ou comprometer a aparência e os refrigeradores podem ter uma sobrecarga. Em locais semiabertos, pode ocorrer chuvas fortes e/ou ventanias.

6. Verifique se existe alguma conexão de internet no local, via wi-fi ou cabo de rede para comunicação do totem interativo ou aplicativo.

7. Se a conexão for por modem 3G, é importante verificar qual operadora de telefonia tem o melhor sinal próximo ao seu PDV aqui.

8. Encontre um posicionamento adequado para instalar o modem, o ideal é que seja em um local alto e longe de superfícies metálicas.


Após validarmos alguns pontos acima, agora vamos falar sobre a projeção e instalação do Micro Market no local.


Projeto de implantação

  • Tire todas as medidas possíveis do local, como pé direito, espaço entre colunas, paredes, etc, pensando na instalação das prateleiras e dos equipamentos.

  • É importante buscar um ponto de referência.

  • Tire fotos de todos os pontos possíveis e de vários ângulos. Assim, você pode usá-las para visualizar o espaço, caso surja alguma dúvida na criação do projeto. Por exemplo: interruptores, tomadas, extintores, móveis, entre outros.

  • Verifique os locais de acesso para os equipamentos, caso seja via elevador, verifique a capacidade de carga e tire as medidas, para garantir que é possível utilizá-lo.

  • Identifique onde fica o quadro de energia mais próximo, se existem espaços disponíveis nele e tire uma foto. Calcule uma distância aproximada do mesmo até o PDV, para o dimensionamento da rede elétrica.

  • É recomendável que se tenha pelo menos dois espaços para instalação do Micro Market, em alguns casos o espaço reservado pelo síndico não é o mais apropriado para a loja de autoatendimento ou não é aprovado pela assembleia. Por isso é importante termos alternativas.

Em virtude disso, busque equipamentos adaptáveis e tenha mais de uma opção de layout.

VMtips: o melhor local para instalação é sempre onde há o maior número de fluxo de pessoas, tais como: Próximo a caixa da correspondência, estacionamento, hall de entrada, sala de jogos, lavanderias.

Equipamentos e Mix de produtos

Se você ainda não definiu os equipamentos e a oferta de produtos, aproveite a visita e busque informações para ajudar na definição, tais como:

  • Número de apartamentos;

  • Número de moradores;

  • Número de apartamentos ocupado;

  • Possui churrasqueira nos apartamentos;

  • Valor médio de venda do imóvel;

  • Qual o tipo de morado: Universitários, casal jovem, família jovem, casal de meia idade ou idoso.

Bom acredito que você tenha condições para instalar sua loja de forma mais profissional e assertiva, sucesso!



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo