top of page

Inaugurando um Micro Market

Atualizado: 21 de set. de 2023


No artigo passado falamos sobre a verificação da estrutura física onde será montado o seu ponto de autoatendimento. Agora quero conversar com você sobre a divulgação do seu empreendimento. Um plano de divulgação e engajamento deve ser feito, para a sua inauguração.


Assim a maioria dos moradores saberá da novidade que você está levando ao local. Não perca tempo, durante todo o processo de montagem da loja várias ações podem e devem ser tomadas para envolver os moradores. Lembre-se que uma loja autônoma é um varejo. Algumas sugestões para o sucesso do lançamento do seu Micro Market são:


Pré- Inauguração - Engaje os moradores desde o início


Faça um reconhecimento do território: Quais os canais de comunicação que já estão ativos no local? Preste atenção em cartazes, telas etc. Estabeleça um bom relacionamento com o síndico e solicite acesso a esses canais de comunicação.


Primeiro contato: Como todos sabem a primeira impressão é a que fica então, o primeiro contato deve ser feito de forma profissional e com sutilezas, para que você possa analisar a aceitação de cada condômino e entender o jeito que vai se dirigir a este grupo de moradores.


Apresente-se: É fundamental que os moradores saibam quem é a empresa que está chegando, que irá conviver com eles, que ofertará produtos que serão consumidos por toda família. Por exemplo, se houver comunicação via cartaz nos elevadores, solicite ao síndico o espaço para fazer uma ação “teaser”, antes de falar da data de inauguração, para gerar curiosidade no seu consumidor futuro. Essa mesma comunicação, você pode disparar no grupo de WhatsApp do condomínio.


Crie referência ao local da sua loja: É fundamental que você faça referência ao local em que a loja será instalada, pergunte ao síndico como os moradores identificam o local e use isso ao seu favor. Por exemplo, no material de divulgação criado use a referência do local: “Novidade ao lado da lavanderia.”


Comunique quando você iniciar sua operação: Com a data de inauguração resolvida, use uma lista de transmissão, ou grupo de WhatsApp, para convidar os condôminos e para dar informações em primeira mão para eles. Ao criar o grupo de WhatsApp deixe claro para que servirá o grupo, e os deixe à vontade para saírem, caso não queira receber essas informações. Aproveite o canal, que permite a troca de comunicação, e pergunte o que eles querem em sua loja. O elevador e o mural do condomínio também podem ser utilizados para falar sobre a data de inauguração.

VMtips: Uma ação interessante, para engajar a todos, é criar uma lista de “Lista de desejos”: Peça aos moradores que indiquem quais produtos fazem parte da lista de desejos que eles gostariam que estivesse disponível na loja.

Seja cordial: Mesmo com o convite feito pelo WhatsApp, faça um convite impresso, de acordo com o seu público e distribua para eles, tente deixar nos apartamentos ou nos escaninhos de correspondências.

VMtips: Aproveite o convite impresso e coloque junto um folder, falando sobre a sua empresa, institucionalmente, assim você irá gerar um elo de confiança com o seu cliente. Aqui você pode apresentar o projeto arquitetônico do espaço, explicar como será a utilização via autoatendimento, falar sobre os produtos que tem interesse em levar a eles, explorar a ideia de uma carta de apresentação, mas não se esquecendo do público do condomínio. Fale a linguagem deles, sem perder sua essência.

Mídias Online: A sua loja tem perfil nas mídias sociais online? Se sim, divulgue! Coloque as suas arrobas em todos os materiais de divulgação, passe a seguir as pessoas chaves do condômino com o seu perfil e aproveita para falar sobre o lançamento da nova loja lá também, não só com e-flyer, mas também com conteúdo apresentando a evolução da reforma, pílulas das compras que você está viabilizando, entre outros. Para esses últimos conteúdos, utilize os espaços como os Stories, que tem duração de 24h e gera mais engajamento que os feeds das redes.


Em resumo, a sua campanha de lançamento deve envolver, engajar e informar os moradores, pois assim você cria um relacionamento sólido com todos.


Lembre-se, que toda a expectativa gerada nesta campanha, deve ser entregue aos seus consumidores no dia da inauguração. Assim, você os transformará em clientes fiéis. Lembre-se: faça materiais informando a sua chegada, gerando curiosidade, e na sequência, faça um material com a sua data de inauguração.

A inauguração - O grande dia


O grande dia chegou e nada pode dar errado, então algumas medidas e providências devem ser realizadas.


Checklist: Faça um checklist operacional e siga-o, item por item, antes da abertura. Assim você tem segurança de que não deixou nenhuma situação que possa atrapalhar a operação passar em branco. Coloque tudo no papel!


Comunicação na loja: O material que orienta o passo a passo da compra de autoatendimento deve estar bem claro e visível (faça uma simulação utilizando a orientação para garantir que está correta). Adesivos nas portas das geladeiras e cartazes perto dos totens de autoatendimento auxiliarão muito o seu cliente. Verifique os espaços disponíveis para garantir que o material de instrução possa ser fixado.


Recepção: Caso queira fazer uma ação de lançamento do dia da abertura, marque um horário, esteja presente ou coloque um representante lá, para que os condôminos sejam recepcionados. Essa ação seria uma ação de relacionamento direto com eles. Caso opte por algo assim, faça contato com os fornecedores e ofereça aos convidados um Welcome Drink.


Suporte: o seu cliente está com alguma dificuldade? Deixe um contato de fácil visualização e fácil utilização para suporte. O cliente de autoatendimento ama facilidade, não se esqueça disso, então se o contato for complicado, ele irá desistir. Use plataformas como WhatsApp para essa finalidade.


Live Marketing: são ações promocionais com interação com o público, promovendo o diálogo entre a marca e os consumidores, além de fortalecer as ações de engajamento. A prática vai promover 03 ações simultâneas: demonstração do produto, demonstração e ação promocional. Para o primeiro momento da sua loja, é muito interessante que você busque parcerias com fornecedores que queiram demostrar os seus produtos, fazendo ações de experimentação aos seus novos clientes. Parceiros da indústria alimentícia são bem acessíveis para esse tipo de ação. Além disso, você irá encantar seus clientes e, ao prestar atenção no comportamento deles, você irá identificar o que os agradou. Ainda dentro dessa ação você pode disponibilizar promoters para acompanhamento dos primeiros dias, auxiliando a compra do consumidor.

Com esses passos, a sua inauguração promete ser sucesso. Em um próximo artigo, falaremos sobre a manutenção de divulgação e ações para impulsionar e manter as suas vendas.

Até logo!


bottom of page