top of page

Primeiros passos para abrir um Micro Market

Atualizado: 4 de dez. de 2023

O Brasil é um dos países com maior percentual de pessoas que querem empreender. Se você é um leitor que tem interesse em atuar no segmento de Micro Market ou Honest Market, quero ajudar a transformar o seu objetivo em realidade.

Neste primeiro momento, quero te apresentar um passo-a-passo de como criar a sua empresa, nos órgãos reguladores necessários, e sobre algumas tomadas de decisão, para que assim vocês consigam iniciar neste segmento com o potencial de crescimento exponencial. Vamos lá?


Leia também: O que é Micro Market?

Saiba o que ter em mente na regularização do seu Micro Market

A primeira providência é a formalização do seu negócio. Apesar de ser uma etapa que assombra muitos empreendedores, o registro da sua empresa é necessário para que você empreenda de forma regularizada.


Defina o nome da sua empresa

  • Uma das fases mais agradáveis é escolher com qual nome você quer que sua empresa seja conhecida. Nesta etapa você estará escolhendo a sua razão social, ou seja, o nome como você será reconhecido pelos órgãos competentes, que vai na sua nota fiscal, por exemplo. O nome fantasia é como o mercado irá te conhecer, o seu cliente. Se ambos forem parecidos, melhor ainda! Abuse da criatividade e tenha em mente que não é o nome que fará o seu negócio, mas o negócio que construirá o nome da sua empresa.


Quick Tips: Verifique se o nome escolhido tem disponibilidade de domínio para site no Registro.com

Contrate um contador de confiança

  • Dê preferência para profissionais que atuam no segmento de varejo, tais como: supermercados, farmácias, etc. Isso é importante, pois cada segmento tem regras específicas.


Tipo de empresa

  • Você deverá escolher com qual tipo de empresa você irá desenvolver suas atividades: MEI, ME, EPP, médio ou grande porte. O profissional de contabilidade é quem deve auxiliá-lo nesta escolha.


Regime Jurídico

  • Ainda será necessário estabelecer o regime jurídico com o qual sua empresa atuará: E.I. (empresa individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou LTDA (Sociedade de responsabilidade limitada). Calma, aqui seu contador e/ou um advogado administrativo podem te ajudar a tomar a melhor decisão para o caminho do seu Micro Market.

Atividade da empresa (CNAEs)

  • É a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É o CNAE que estabelece qual serviço e/ou produto você vende. Essa definição é feita por uma tabela já estipulada e, mais uma vez, é importante o direcionamento de um contador competente, pois essa definição pode impactar, inclusive, nos tipos de pagamentos que você poderá aceitar ou não.

Quick Tips: A atividade principal deve ser do ramo alimentício, do contrário você não conseguirá a aprovação para aceitar os vouchers alimentação e refeição como forma de pagamento.

Regime Tributário

  • Estabelecer qual será o regime tributário é importante e pode impactar significativamente no seu negócio. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Ainda não é um cliente VM?


A VMtecnologia tem uma qualidade importante: somos uma empresa “super full-stack”, isso porque temos nossas próprias equipes de desenvolvimento dos hardwares e softwares.



Dessa forma, sabemos exatamente como ajudar nossos clientes na resolução dos eventuais problemas e desafios que podem surgir!


Então já sabe, não é? Se você ainda não é nosso cliente, esse é o momento de levar as soluções da VMtecnologia para seu negócio! Fale com um consultor clicando no botão do WhatsApp ao lado!










bottom of page