Primeiros passos para abrir um Micro Market

Atualizado: Jun 30

O Brasil é um dos países com maior percentual de pessoas que querem empreender. Se você é um leitor que tem interesse em atuar no segmento de Micro Market e/ou Honest Market, quero ajudar a transformar o seu objetivo em realidade.


Neste primeiro momento, quero te apresentar um passo-a-passo de como criar a sua empresa, nos órgãos reguladores necessários, e sobre algumas tomadas de decisão, para que assim vocês consiga iniciar neste segmento com o potencial de crescimento exponencial. Vamos lá?



A Regularização

A primeira providência é a formalização do seu negócio. Apesar de ser uma etapa que assombra muitos empreendedores, o registro da sua empresa é necessário para que você empreenda de forma regularizada.


Defina o nome da sua empresa

  • Uma das fases mais agradáveis é escolher com qual nome você quer que sua empresa seja conhecida. Nesta etapa você estará escolhendo a sua razão social, ou seja, o nome como você será reconhecido pelos órgãos competentes, que vai na sua nota fiscal, por exemplo. O nome fantasia é como o mercado irá te conhecer, o seu cliente. Se ambos forem parecidos, melhor ainda! Abuse da criatividade e tenha em mente que não é o nome que fará o seu negócio, mas o negócio que construirá o nome da sua empresa.


Quick Tips: Verifique se o nome escolhido tem disponibilidade de domínio para site no Registro.com

Contrate um contador de confiança

  • Dê preferência para profissionais que atuam no segmento de varejo, tais como: supermercados, farmácias, etc… Isso é importante, pois cada segmento tem regras específicas.


Tipo de empresa

  • Você deverá escolher com qual tipo de empresa você irá desenvolver suas atividades: MEI, ME, EPP, médio ou grande porte. O profissional de contabilidade é quem deve auxiliá-lo nesta escolha.


Regime Jurídico

  • Ainda será necessário estabelecer o regime jurídico com o qual sua empresa atuará: E.I. (empresa individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou LTDA (Sociedade de responsabilidade limitada). Calma, aqui seu contador e/ou um advogado administrativo podem te ajudar a tomar a melhor decisão para o caminho do seu Micro Market.

Atividade da empresa (CNAEs)

  • É a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É o CNAE que estabelece qual serviço e/ou produto você vende. Essa definição é feita por uma tabela já estipulada e, mais uma vez, é importante o direcionamento de um contador competente, pois essa definição pode impactar, inclusive, nos tipos de pagamentos que você poderá aceitar ou não.


Quick Tips: A atividade principal deve ser do ramo alimentício, do contrário você não conseguirá a aprovação para aceitar os vouchers alimentação e refeição como forma de pagamento.

Regime Tributário

  • Estabelecer qual será o regime tributário é importante e pode impactar significativamente no seu negócio. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

A VMPay tem diversas soluções para quem já opera no mercado de M.M. ou para quem quer iniciar. Mande suas dúvidas ou fale com um de nossos consultores.











123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo