A importância da instalação elétrica no seu Micro Market

Atualizado: Jun 30

Não deixe que detalhes importantes atrapalhem o desempenho do seu negócio. Confira nesse artigo como evitar transtornos como a parte elétrica da sua loja.


Quando você fecha um novo contrato para instalar seu Micro Market, não vê o momento de colocar ele em operação e assim levar comodidade para os clientes e começar a gerar resultados. Entre vários passos que precisam ser vencidos, como a montagem dos móveis, seleção dos produtos, compra e instalação dos eletrodomésticos como micro-ondas, forno, geladeira, freezer, entre outros, não podemos esquecer da instalação elétrica para atender de forma satisfatória todos os equipamentos.

Converse com o responsável pelo local físico onde seu Micro Market será instalado e se necessário, leve seu eletricista de confiança para avaliar os quadros de distribuição e as tomadas que serão necessárias para instalar os equipamentos elétricos.

No anseio de colocar seu Micro Market para funcionar, é comum ramificar uma tomada (através de uma extensão, filtro de linha ou divisor de tomada – o famoso “te”) para ligar todos os equipamentos e isto pode ser muito perigoso para seus equipamentos elétricos e principalmente, para seus clientes.


Para evitar os riscos de choques elétricos e de incêndio, garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos, existem alguns requisitos que precisam ser considerados para levar segurança a suas instalações, como aterramento, separação dos circuitos elétricos no caso de equipamentos que consomem muita energia (normalmente fornos, micro-ondas e freezer), disjuntor de proteção, bitola dos cabos, entre outros.


Para regulamentar estas instalações, existem as normas ABNT NBR 5410:2004 e NBR 13570:1996. A norma NBR 5410 regulamenta as “Instalações elétricas de baixa tensão” e a NBR 13570 é um complemento que regulamenta “Instalações elétricas em locais de afluência de público”.

Em resumo, para levar segurança a seus clientes, considere os seguintes pontos:

  • Instale o aterramento conforme a NBR 5410 em todas as tomadas;

  • Para equipamentos com consumo superior a 10 Amperes instale um disjuntor de proteção exclusivo;

  • Não utilize réguas, extensões ou “te” para ligar os equipamentos. Providencie uma tomada exclusiva para cada equipamento, utilizando a bitola elétrica adequada para a amperagem do equipamento que será instalado;

  • Proteja os cabos elétricos em canaletas apropriadas ou atrás dos móveis, para que seus clientes não tenham acesso e assim, minimize o risco de desligamentos e choques elétricos;

  • Se o quadro de distribuição não tiver um Disjuntor DR, é aconselhável que você instale um para proteger o circuito do seu Micro Market.

Em caso de dúvidas, converse com seu eletricista de confiança.


A VM oferece totens de autoatendimento que favorecem a instalação elétrica e levam segurança para seus clientes, pois são equipamentos aterrados eletricamente e precisam de uma única tomada para serem instalados.




75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo